O sonho que aceitei viver


É fácil sonhar. Difícil é aceitar o seu sonho e decidir vivê-lo, apesar de todos os empecilhos impostos por você mesmo e pelos outros.

Na vida precisamos ter sonhos, pois todo caminho precisa ser guiado e nossos sonhos são justamente aquilo que nos move. Mas o problema é que nem sempre nossos sonhos se encaixam dentro do que é esperado de nós, nem sempre nossos sonhos são levados a sério por aqueles que nos rodeiam, nem sempre temos tempo para os nossos sonhos, nem sempre temos a coragem necessária para realizá-los.

Muitas vezes, na dúvida, escolhemos a opção mais fácil, mais simples de ser realizada por nós, considerada mais promissora pelos que nos cercam. Preenchemos expectativas alheias, realizamos sonhos alheios, alcançamos o sucesso que a sociedade espera de nós, mas e nós? Vivemos uma vida de ilusão, tentamos fixar no coração um sonho que não é dele, que é estranho a ele, que ele não reconhece.

Porque sonhos são assim, nascem com a gente. De um jeito ou de outro, estão sempre ali, se manifestando das formas mais sutis possíveis. Às vezes demoramos para descobri-los, pois durante toda a nossa vida os guardamos muito bem guardados no fundo do nosso coração e da nossa imaginação.

Eu tenho um sonho que é lindo e fácil de sonhar, mas difícil de viver.Mas qual sonho não é difícil? Se fosse fácil, não seria um sonho. E a verdade é que, na maioria das vezes, as dificuldades vêm de dentro para fora. Nós é que criamos os maiores obstáculos para viver os nossos sonhos. Quando conseguimos vencer a nós mesmos, já estamos a meio caminho andado da realização dos nossos sonhos.

Demorei a descobrir esse sonho, mas aqui estou eu. Desde que eu era pequena isso era nítido, e todo mundo enxergava. Quando se é criança, seus sonhos mais lindos e longínquos são incentivados, mas quando crescemos somos motivados a percorrer caminhos mais fáceis, mais objetivos, com retorno mais rápido e certo. Isto, geralmente, por dinheiro.

Não vou ser hipócrita e dizer que o dinheiro não é importante. Claro que é, claro que faz falta, claro que precisamos dele. Mas a busca por ele tem seus limites: os limites são sonhos, amor e princípios.

Eu sonho em ser escritora. Sonho em encantar as pessoas com as minhas palavras, sonho em mudar a vida das pessoas com as minhas palavras. Sonho em ver minhas histórias andando por esse mundo. Sonho em viver disso: das minhas palavras, das minhas histórias.

Estou numa fase da minha vida em que tenho pouco tempo para sonhar. Preciso trabalhar, preciso estudar, preciso pagar as contas. Mas é justamente nessa fase tão atribulada que eu aceitei meu sonho e aceitei vivê-lo. Não vai ser fácil, não vai ser simples. Porém meu sonho é tão grande que desistir dele é como desistir de parte de quem eu sou. Vou lutar por ele dentro das minhas limitações, dentro das minhas possibilidades e, um dia, se Deus quiser, estarei aqui contando para vocês sobre o quanto valeu a pena buscá-lo.

E você, qual é o seu sonho? E até onde está disposto a ir para vivê-lo?

Postagens mais visitadas