Sou romântica sim!


Acho que sou romântica desde que nasci. Desde que me entendo por gente eu me interesso por histórias de amor, pelos romances épicos dos livros, séries e filmes. Vivia atrás dessas histórias e, frequentemente, as inventava em minha cabeça. Eu tentava imaginar como seria quando me apaixonasse, quando vivesse um grande amor. Quem ele seria? Como ele seria?

É possível dizer que eu tinha um mundo próprio. No meu mundo, eu era a protagonista de um grande romance em que tudo que acontecia me aproximava mais e mais do meu destino: o amor da minha vida. Acho que ainda enxergo a minha vida como um grande romance do qual sou a protagonista. Qual é a graça de ser apenas coadjuvante nas histórias alheias?

Com o tempo e as decepções, fui me tornando mais realista. Cheguei a me tornar mais fria, tentei me tornar indiferente ao amor, mas, no fundo, eu sabia que não deixara de ser romântica, de ter esperanças no verdadeiro amor.

E romantismo não é só coisa de mulher, não. Isso é o que tentam nos fazer acreditar. Cheguei até a acreditar por um tempo. Mas depois vi que não se tratava de um mito: existem homens românticos, do tipo que se lembram das datas especiais do casal, do tipo que manda flores e/ou chocolates, do tipo que abre as portas para você, do tipo que sonha com o próprio casamento e em viver um grande amor tanto quanto nós mulheres.

Eu admiro homens românticos e que assumem ser românticos sem se importarem com as críticas de uma sociedade tão machista. E também admiro muito as mulheres que assumem ser românticas numa época em que aceitar certas gentilezas por parte dos homens é quase um ofensa ao gênero feminino, se é que me entendem.

Então, quando me dizem que ser romântica é besteira nos dias de hoje, eu apenas faço uma cara cética para a pessoa que tenta se convencer disso. Ser romântica, acreditar no amor, querer viver uma grande história de amor é, sempre foi e sempre será importante. Pois num mundo frio, seco, objetivo demais, pessimista demais, os românticos se destacam, pois conseguem ver cores diferentes nesse ambiente tão preto e branco.


Postagens mais visitadas