Game of Thrones: The Spoils of War (7x04) - Crítica com Spoilers


Que episódio sensacional! The Spoils of War, o quarto episódio da 7ª temporada de Game of Thrones foi muito além das minhas expectativas! Já era de se esperar, por causa do trailer, que Daenerys iria revidar neste episódio, mas não imaginava que seria tão espetacular como foi.

Logo no início do episódio, vemos Jamie conseguindo todo o ouro de que Cersei precisava para quitar sua dívida com o Banco de Ferro e, assim, conseguir seu apoio para a guerra. Tudo parece perfeito para os Lannisters, com a rainha mais confiante do que nunca e a gente com mais raiva do que nunca. Nessa sequência também vemos Jamie reafirmando sua promessa de dar um castelo a Sor Bronn quando a guerra acabar. Quando vi o cavaleiro insatisfeito com o fato de ainda não ter ganhado tal recompensa, mesmo após ter ajudado tanto os Lannisters, eu imaginei que talvez pudesse trai-los. Porém, com os acontecimentos do final do episódio, vi que não poderia estar mais enganada: ele segue firme em seu propósito.


Posteriormente, temos uma das sequências mais aguardadas desde a 1ª temporada da série: Arya voltando para Winterfell e se reencontrando com seus irmãos. Achei que Sansa ficou menos emocionada quando viu a irmã do que quando se reencontrou com Jon Snow e Brandon Stark, mas acredito que pelo fato de elas nunca terem sido muito unidas. De qualquer forma, não se pode dizer que não ficaram felizes por se reunirem.


Logo após rever a irmã, Arya é levada até Bran, que está mais introspectivo e apático do que nunca. Aliás, muito interessante a explicação dele para esse comportamento. Nesse episódio, Bran explica que já não é mais Brandon Stark, mas sim O Corvo de Três Olhos; é como se Brandon Stark tivesse realmente morrido dentre dele e só restassem as lembranças do que ele era. Tanto é assim que não quis ficar com a adaga que Mindinho, numa cena de extrema bajulação, entregou a ele, e que tinha sido a adaga usada para tentar matá-lo logo depois de sua queda no início da 1ª temporada. Ele deu a adaga a Arya, que fez uma pequena demonstração, ao treinar com Brienne, de todas as habilidades de luta que possui agora. Aliás, alguém percebeu que Mindinho tentou disfarçar sua preocupação diante disso? E a expressão de Sansa ao ver a irmã lutando como uma profissional? Seria inveja, admiração, preocupação? Sansa está com umas expressões cada vez mais difíceis de se entender.



Em Pedra do Dragão, a princípio vemos Jon Snow mostrando a Daenerys a caverna em que se encontra o vidro de dragão de que ele precisa para fazer as armas contra os caminhantes brancos. Achei muito legal os desenhos nas paredes da caverna, que mostram que as crianças e os primeiros homens lutaram juntos contra o Rei da Noite e seu exército. Mas, ao contrário do que Jon Snow esperava, essa história não foi suficiente para convencer Khaleesi a lutar por ele sem que antes ele dobre o joelho perante ela, o que, convenhamos, deverá acontecer em breve, considerando o desespero dele. Mudando um pouco o assunto, mas ainda falando sobre eles, o que acharam de Sor Davos dizendo que viu Jon Snow reparando em Daenerys? O Rei do Norte respondeu que não tem tempo para isso, mas acho que tem sim! Aliás, acho muito possível que o casal mais shippado de GOT realmente aconteça.


Saindo da caverna, Daenerys é surpreendida com as piores notícias possíveis. Ela descobre que perdeu todos os seus aliados na guerra contra Cersei. Fiquei com pena de Tyrion por ela ter desconfiado de sua lealdade, o que não é muito estranho, pois ele só tem dado conselhos errados e ela só se ferrou por conta disso tudo. De qualquer forma, foi o suficiente para ela tomar a melhor decisão: revidar do jeito que ela conhece e está acostumada. Não adianta continuar com os planos inteligentes mesmo, porque é óbvio que ela não tem experiência com isso e a experiência de Tyrion está muito aquém da de seus irmãos. Então, partiu Dracarys!


Antes da melhor sequência de todo o episódio, temos a cena de Theon chegando à Pedra do Dragão para pedir a ajuda de Daenerys para resgatar sua irmã. Jon Snow, que estava lá na hora, aproveitou para demonstrar o ódio que sente por ele. Corrijam-me se estiver enganada, mas todo esse ódio é por conta das atrocidades que Theon cometeu quando comandou brevemente Winterfell, certo? Que eu me lembre, sim. Mas, para a sorte do eunuco, Jon se sente em dívida por ele ter salvado Sansa de Ramsay na temporada anterior, e só por isso disse que não o mataria.


Agora sim a sequência final! Quem não ficou todo arrepiado ao ver Daenerys chegando montada em Drogon e lançando fogo para tudo quanto é lado? E quem não amou ver os Lannisters levando a pior pela primeira vez desde o início da guerra? Muitas coisas para comentar sobre tudo isso. Primeiramente, fiquei com muita raiva de Sor Bronn, que quase matou Drogon! Senti uma pontada no coração quando aquela flecha gigantesca atingiu o dragão, mas, felizmente, ele se mostrou muito mais forte do que eu imaginava e ainda destruiu a engenhoca de Cersei. No entanto, achei que Sor Bronn tinha que ter morrido nessa sequência; as escapadas dele foram muito extraordinárias para convencer. Em segundo lugar, mais uma vez fiquei com pena de Tyrion que teve que ver seus conterrâneos morrerem queimados por estarem do lado errado da guerra. Ele quase também viu seu irmão ser morto pela rainha a quem ele serve, o que não aconteceu. Então, chegamos ao terceiro ponto que eu queria comentar: o destino de Jamie. Será que Jamie morreu? Em vários momentos dessa batalha achei que ele fosse morrer, mas tenho quase certeza de que não morreu não, por três motivos a) ele é importante para a série; b) ainda é cedo para ele morrer – a guerra mal começou; c) GOT não costuma deixar sombras de dúvidas quando alguém morre. Sendo assim, acredito que, se ele não conseguir fugir de Daenerys, no máximo será capturado e mantido como refém dela, o que seria extremamente interessante para a guerra.



Enfim, um episódio incrível! E, no próximo, de acordo com o trailer, as batalhas continuam mais emocionantes do que nunca. Além disso, o trailer também mostra o exército dos caminhantes brancos se aproximando. Será que eles chegarão bem no meio da guerra entre Cersei e Daenerys? Eu sinceramente torço para que eles aguardem um pouco, porque preciso ver quem vai ficar com o trono de ferro no final. 

Assistam abaixo ao trailer de Blood of The Dragon, o quinto episódio da 7ª temporada de GOT.

Postagens mais visitadas