Game of Thrones: The Dragon and the Wolf (7x07) - Crítica com Spoilers



Essa 7ª temporada de Game of Thrones não poderia ter terminado melhor, na minha opinião. Eu amei o episódio de ontem! Acho que o desfecho de tudo foi bem dentro do previsto e, em alguns casos, ainda bem melhor. Sem contar na tão esperada cena que aconteceu ontem e aposto que deixou todos de queixo caído! Eu sei que eu fiquei.

O episódio já começou com uma cena também muito aguardada: o encontro entre Daenerys e Cersei. Alguém mais amou a Dany chegando montada no dragão para causar aquela impressão? E o exército gigante dela que faz o dos Lannisters parecer nada? Eu adoro quando a Cersei se sente oprimida – quem não? E achei realmente muito interessante a negociação entre eles. Fiquei com pena do Tyrion que, apesar de ser muito inteligente e sensato, não é levado a sério por seus inimigos por ser anão. E quem não adora a forma como Jon Snow assume a situação? Ele é realmente convincente. Destaque também para a cara de Cersei quando viu o caminhante branco. Parece que finalmente ela se convenceu! E o Euron Greyjoy? Duvido que tenha alguém que não despreze esse personagem tanto quanto eu. Destaque ainda maior para Jon Snow declarando na frente de todos sua lealdade a Daenerys. Foi um tiro no pé, mas foi muito fofo <3 E, de qualquer forma, acho que não iria fazer muita diferença para Cersei ele jurar lealdade a ela ou não.



Eu gostei muito da cena da conversa entre Tyrion e Cersei. Depois de duas temporadas sem se encontrar, os dois finalmente têm aquela conversa. Sinceramente, o ódio de Cersei pelo irmão mais novo sempre foi gratuito. Como ele mesmo disse, ela joga a culpa de todas as desgraças da vida dela em cima dele, desde a morte da própria mãe, que morreu dando à luz Tyrion. Ou seja, a suspeita da morte de Joffrey e o assassinato de Tywin foram só as justificativas perfeitas para esse ódio dela. Ainda assim, Tyrion consegue ter empatia por ela, o que fica ainda mais evidente quando ele percebe que ela está grávida. Pena que a empatia e as boas intenções dele não deram em nada, como vimos depois.


Enquanto isso em Winterfell, as coisas ficaram muito interessantes! Eu confesso que achei realmente que a Sansa tinha caído na conversa do Mindinho e que poderia até mesmo mandar matar a irmã ou castigá-la de alguma outra forma. Mas as duas foram muito mais espertas do que eu imaginava! Quem não amou ver o Mindinho exposto e desmascarado perante os Stark e o povo do Norte? Ele até ficou sem fala, algo que ainda não tínhamos visto acontecer. Eu acredito que foi o Bran que soube de todas as tramoias dele através de suas visões. De que outra forma Sansa e Arya saberiam de tudo aquilo? Só por suposição? Pode até ser, mas acho difícil. E pudemos confirmar, ao ouvir todos os esquemas que ele armou, que o Mindinho foi o grande articulador e manipulador desse jogo dos tronos. Se ele não tivesse conspirado para a morte de Jon Arryn, colocado a culpa nos Lannisters e armado contra Ned Stark, todas as guerras e batalhas não teriam ocorrido, e, provavelmente, os Stark não teriam sofrido tanto nas mãos dos Lannisters. Apesar de ter sido desmascarado no final, palmas para o Mindinho que foi quem escreveu, na prática, toda essa história que acompanhamos desde a primeira temporada! Quanto a ele ter amado Sansa ou não, acho que concordo com ela: ele amou sim, mas do jeito torto e inescrupuloso dele, sempre colocando os próprios interesses acima de tudo.



Gente, muita preguiça de toda aquela sequência com o Theon! Com tantas coisas interessantes acontecendo, colocar uma sequência com ele se reerguendo foi sacanagem. Muito bom pra ele e tal, mas quem queria ver isso na season finale? Acho que ninguém, né. Espero que ele pelo menos consiga salvar a Yara na próxima temporada, para valer o tempo gasto com ele nesse episódio.


O clima de romance entre Daenerys e Jon Snow estava muito forte desde o início do episódio. Começando pelo momento em que ele disse a todos que ela era sua rainha, negando-se a servir a Cersei, passando por aquela conversa em Porto Real em que ela mais uma vez disse que não poderia ter filhos – o que ele disse duvidar – e chegando a uma das cenas mais esperadas de toda a série. Quem não vibrou ao ver os dois juntos? Eu adorei! E o mais engraçado é que a gente até se esquece de que eles são tia e sobrinho. A química entre eles e a torcida são tão grandes que nos fazem até esquecer disso. E alguém duvida de que vai vir criança por aí? Acho muito possível que isso aconteça e com certeza vai ajudar a definir o rumo dessa história.



De volta a Winterfell, Samwell Tarly, que tinha acabado de chegar, e Bran tem a conversa que confirma o que já sabíamos: Jon Snow é filho legítimo de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, sendo, portanto, o verdadeiro herdeiro do trono de ferro. E ainda tem mais! Seu nome verdadeiro é Aegon Targaryen, seguindo a tradição da casa. A série ainda prestou um super fan service ao mostrar a cena do casamento entre Rhaegar e Lyanna. Foi muito legal assistir a essa cena tão essencial para a história. A pergunta que não quer calar na minha cabeça é: será que isso vai mudar a relação entre Jon e Daenerys? Como será que ela vai reagir ao saber que ele é o verdadeiro herdeiro do trono de ferro? Será que esse sentimento que eles têm um pelo outro vai se sustentar diante disso? Estou muito curiosa para descobrir! Mas, de qualquer forma, ela ainda poderia ser rainha se se casasse com Jon. Isso considerando que o incesto entre os Targaryen sempre foi algo aceitável. E se eles tiverem um filho juntos, o trono permanecerá na família Targaryen e o filho deles será o futuro rei. 



Mais uma vez em Porto Real, Cersei mostra as suas garras. Eu bem que estava desconfiando de toda aquela atitude pacifista e condescendente dela. Cersei não é assim; ela só pensa em si mesma e na sua família. O que eu gostei mesmo foi da reação de Jaime ao saber que a irmã tinha armado toda aquela encenação com Euron Greyjoy pelas costas dele. Aliás, aposto que Jaime ganhou o respeito de muita gente nesse último episódio. Apesar de ter sido ameaçado de morte por Cersei, que está a cada dia mais fora de controle, ele decidiu manter a sua palavra e marchar para o Norte para lutar com o exército de Daenerys contra os caminhantes brancos. E o inverno chegando a Porto Real? Até então nunca tínhamos visto isso! Mais um incentivo para que os caminhantes brancos marchem para o sul sem qualquer medo.


E, para finalizar, uma cena apoteótica: a queda da Muralha! Que cena sensacional! Desde que o Viserion se tornou o dragão de gelo, as pessoas começaram a especular na internet que isso aconteceria e, de fato, fazia todo o sentido. Agora a coisa ficou feia mesmo! O exército do Rei da Noite – que estava muito metido em cima do dragão – não tem mais empecilhos para chegar até o povo de Westeros. E onde ele deve chegar primeiro? Winterfell! Coitados da Sansa, da Arya e do Bran! Tomara que Jon e Daenerys cheguem antes dele, senão vai ser uma carnificina pior ainda! Gente, e o Tormund? Será que ele morreu? Espero que não!



Então é isso. Infelizmente acabou essa temporada de GOT. E, para piorar nossa ansiedade, ela deixou muitas boas expectativas para a próxima temporada. Será que esta só vai estrear em 2019 mesmo? Tomara que não, porque mal posso esperar para ver o final dessa série maravilhosa.

Obs.: Há rumores de que o último episódio da 8ª temporada de GOT será transmitido nos cinemas! Amei essa ideia! Torcendo para que seja verdade!

Postagens mais visitadas