Pessoas que partiram sem ir embora


Pessoas que partiram sem ir embora. Essa frase pode parecer totalmente sem lógica, mas de fato descreve um fenômeno que já aconteceu muito na minha vida, aposto que na de vocês também. E como é possível uma pessoa partir sem ir embora?

A pessoa parte sem ir embora quando muda completamente sua personalidade ou muda a forma de te tratar, mas, ainda assim, permanece em sua vida. Digo com propriedade que essa situação é muito dolorosa. A pessoa está ali, ao seu lado, mas não se parece em nada (ou quase nada) com aquela pessoa que um dia despertou em você amor, amizade, carinho e/ou admiração.

E eu já fui muito do tipo apegada ao passado. Eu me apegava a quem aquela pessoa era, e tapava os olhos para não enxergar a pessoa na qual ela se tornou. Toda vez que a pessoa me decepcionava com seu novo jeito de ser ou de me tratar, eu olhava para o passado, me agarrava a todas as lembranças boas que tinha com aquela pessoa e então eu a perdoava por ser ou agir de forma nova. Consequentemente eu sofria, de qualquer jeito, por me encontrar numa zona cinzenta: perdida entre o passado e o presente.

O passado pode ser lindo, maravilhoso, incrível, mas não pode alterar o presente nem mesmo se sobrepor a ele. Aprendi isso das maneiras mais difíceis possíveis. Aprendi que o passado é como um retrato, perfeito do jeito que é, mas inalterável. Aprendi que o presente é uma roda em movimento, que não para, que não permite que nos agarremos a nada do que passou.

Então eu comecei a encarar as coisas e as pessoas como verdadeiramente são atualmente. Independente de quem aquela pessoa foi ou significou na minha vida, o que importa é o que ela é hoje e o que significa hoje. Por causa desse entendimento, me afastei de muitas pessoas. E, por causa desse entendimento também, dei valor a todos aqueles que não perderam sua essência e/ou que, apesar de tudo, ainda me tratam como no passado.

Por tudo isso, hoje, se alguém quiser sair da minha vida, deve sair para valer, porque eu não aceito mais ao meu lado aqueles que querem ficar já tendo partido há muito tempo.

Postagens mais visitadas