O que é ter tudo?


Muitas vezes já ouvi que determinada pessoa é feliz porque tem tudo. Geralmente esse tudo significa uma boa situação financeira, um belo carro zero, roupas e acessórios caros, viajar muito, comer em restaurantes elegantes, ir às melhores festas, ter um (a) namorado/noivo/marido (a) maravilhoso (a) em todos os sentidos, ter um milhão de amigos, uma família tradicional e amorosa, ser saudável, bonito (a), sociável, popular, inteligente, talentoso (a), bem sucedido (a), ter uma carreira invejável, ter uma reputação impecável, dentre tantas outras coisas.

Entramos numa busca desenfreada, praticamente desde que nascemos, pelo tudo que se pode ter na vida. Buscamos tudo (ou quase tudo) que foi citado ali em cima e mais um pouco. Julgamos que, para sermos felizes, temos que atingir a quota certa de bens, viagens, características pessoais e companhias que nos é imposta pela sociedade.

Como poderei ser feliz sem ter determinados bens materiais, sem ter uma carreira impecável, sem ter um (a) companheiro (a) incrível ao meu lado, sem viajar para os melhores destinos, sem frequentar os melhores restaurantes e as melhores festas? Bom, querem saber de uma novidade? Dá para ser feliz sem ter tudo isso. E sabem por quê? Porque somos indivíduos diferentes, com necessidades e desejos diferentes.

Não devemos aceitar aquilo que a sociedade nos impõe como imprescindível à nossa felicidade. Eu sou feliz e não tenho todas aquelas coisas que citei. Ainda existem muitas coisas que eu quero alcançar nesta vida, mas enquanto eu não as alcanço, e ainda que não consiga, eu sou e serei feliz, porque tenho tudo que é verdadeiramente essencial para a minha felicidade. Então chegamos à verdadeira pergunta: o que é essencial para você?

Traçar metas e tentar alcançá-las faz parte da natureza humana, mas não devemos ser escravos delas. O que devemos é ter em mente que aquilo que é essencial para sermos felizes é o tudo que precisamos ter nesta vida.                

Postagens mais visitadas